quarta-feira, 1 de setembro de 2010

baianagem

Na minha família alemã, por mais que não seja a típica tradicional família alemã, também têm suas tradições na medida do possível.
Eu também tenho a minha tradição, que é: quebrar todas as regras e todas as tradições. Não, não faço isso pra ganhar a repulsa das pessoas que convivem ao meu redor. Faço isso porque eu acho que se obedecermos todas as regras, perdemos toda a diversão.
Ontem, no jantar, foi um pouco de falta de aviso e também de propósito, claro.
Antes de sair pra Hannover, minha hostmother me avisou que teríamos uma convidada muito especial para o jantar e que dormiria aqui. Nada de mais, pra mim, já que quem receberia essa amiga seria a Angela, minha hostmother. Fiquei tranquilo.
Fui pra Hannover fazer compras. Andei na região próxima à estação de trem, porque eu não tinha muito tempo pra ir pra longe.
Cheguei em casa já era noite e a convidada já estava aqui e a janta estava quase pronta.
A convidada se tratava de uma amiga da Angela desde de quando elas moraram em San Francisco (décadas atrás. Jesus era criancinha. ahahha brinks) e desde então trabalhavam com tipos variados de artes.
Como vocês sabem, minha "mãe" é Secretária da Cultura aqui na minha city, conhece todo mundo da cidade, se bem que nem precisa de muito, e vários artistas como atores, pintores, escultores e etc.
O jantar estava pronto. Sentamos todos em seus lugares para comermos.
Papo vai. Papo vem. Essa "moça" começou a conversar comigo. Ela é casada com um ator alemão e também trabalha com produção de filme. Tudo nesse meio artístico. Começamos a falar sobre o Berlinale e a propósito, ela até me convidou para assistir. Me senti importante.
Paramos de conversar e comemos. Era uma torta que ainda não sei quais são os ingredientes, mas é muito saborosa.
Eu comentei com eles que era muito saborosa, mas que faltava algo. No momento em que completei minha fala, pedi licença, me levantei da mesa e fui até a cozinha pegar algo que eu acreditava que deixaria a torta mais saborosa. Eu necessitava de Tabasco e ketchup.
Me sentei a mesa e da-lhe ketchup e Tabasco na torta.
Nisso, todos que sentavam a mesa ficaram espantados. Chocados. Arrepiados. E eu, sem entender nada e saboreando a torta com pimenta e ketchup.
Nossa convidada da noite, olhou nos meus olhos, respirou fundo:
- É uma torta com uma receita típica alemã e nós mantemos essa tradição há anos e ninguém NUNCA teve a coragem de colocar ketchup e pimenta enquanto comia.
Depois dessa, eu só abri minha boca pra comer e beber água.

Um comentário: