sábado, 4 de setembro de 2010

diferenças básicas

Resolvi criar esse post para esclarecer algumas diferenças e também desabar, já que têm uma coisas que estão me deixando louco.
Acho que a principal diferença entre a Alemanha e o Brasil, começa com o desenvolvimento, o que não é segredo pra ninguém... Alemanha super desenvolvido e Brasil um pouco atrás.
Só que muita coisa desse "desenvolvimento" alemão me chocou. Eu já tive experiências anteriores em país desenvolvido, mas era totalmente diferente da Alemanha.
Eu até acho isso um tanto contraditório, no meu ponto de vista antiquado, mas para os alemães, esse é o ideal de desenvolvimento. Por exemplo, eles compram muitas coisas, são até que consumistas -não tanto quanto americanos, mas são- só que nas ruas é quase impossível você encontrar alguma loja que aceite cartão de crédito ou débito. Pra mim isso é muito estranho. No Brasil, encontramos lugares inesperados que aceitam cartões magnéticos.
Outra coisa que é bem diferente entre Alemanha e Brasil é a contribuição com o meio-ambiente.No Brasil, muito se ouve falar em ajudar na "limpeza" do meio-ambiente, em não poluir, mas muito pouco é visto. Eu, particularmente, só vejo brasileiro metendo a boca em países desenvolvidos, mas não vejo um brasileiro não jogando lixo na rua, ou até mesmo tirando o lixo da rua. Aqui na Alemanha, eles têm programas de incentivos à não-poluição do meio. Como, por exemplo, as garrafas pet. Você pode leva-las ao supermercado e inseri-las em uma máquina própria, que "recicla" essa essa embalagem, e essa mesma máquina te dá um comprovante com desconto em novas compras. Ok, nem sempre esse desconto é algo grande, mas já é o suficiente pra comprar alguma outra coisa útil.
Também é diferente por aqui o jeito de se expressar das pessoas, beeeeeem diferente do Brasil.
PONTUALIDADE... MEU DEUS, O QUE É ISSO?
Eu sou aquele típico brasileiro que quando tem uma programação pras 7 da noite, não aparece antes das 9. Enquanto alemães marcam as 6:30 pm, quando são 6:20 pm já estão saindo de casa, afinal, precisam pegar suas bikes e pedalar rápido, pois não podem chegar cinco minutos atrasados. As vezes não é nem pra coisas importantes. É apenas pra ir na casa de um amigo ou coisa assim, e eles conseguem ser pontuais.
Na escola temos muitas diferenças, a começar pelo respeito aos professores. Todo professor é tratado como Senhor/Senhora e o sobrenome dele. Não chamamos os professores pelos seus devidos nomes e muito menos por apelidos. Totalmente diferente do Brasil, onde até chamamos os professores por apelidos pejorativos, as vezes. Os alunos, aqui na Alemanha, toda vez que querem falar com o professor, eles erguem a mão. Ninguém solta uma simples palavra se o professor não pedir que o aluno em questão fale. Enquanto no Brasil, alguns professores nem voz tem pra fazer o aluno parar de falar.
As matérias por aqui, também são bem diferentes. Eu vejo muita matéria sem utilidade, por aqui. Exemplo: LATIM, música, artes e religião. Eles têm mais aula de Latim do que aula de física e química. Qual a utilidade de estudar Latim? Enfim... Os alunos em geral não estudam muito geografia e história. Eu lamento em dizer que eu sou um dos mais inteligentes em geografia da minha sala. Tivemos uma tarefa para escrevermos no mapa os países da União Européia e dava a dica do ano em que entraram. Eu, um brasileiro, sabia mais do que os alemães que são de um país que faz parte da comunidade européia.
Nas aulas de matemática eles aprendem as mesmas coisas que no Brasil, só que de um jeito bem mais difícil de entender.
A minha professora faz tudo que eu fazia nas provas de matemática e meu professor não aceitava. Minha professora aqui simplesmente baixa a Mãe Dinah e começa a colocar números do nada na lousa e resolve o problema. Sério. Do nada aquela mulher tem uma tremedeira e começa a colocar números na lousa para solucionar um problema que no Brasil, eu solucionaria com mais coerência e mais tempo, mas diferentemente da minha professora, eu não tenho um "acordo" com a Mãe Dinah, nem o Pai Galo e afins...
Sobre a escola, as aulas começam oito e quinze da manhã e geralmente acabam duas e pouco da tarde.
E existe uns três tipos de segundo grau, por aqui. Eu ainda não sei a função de cada um e muito menos a diferença, mas têm: Gymnasium, Realschule e Hauptschule. Me parece que um é voltado para áreas profissionalizantes, pra quem não pretende fazer faculdade, outro é voltado pra crânios que pretendem ser próximos Einstein e outra que seria um "meio-termo"... Vou tentar averiguar isso e informarei aqui em algum post.
Cerveja gelada, nem sempre significa que ela será gelada. Para alemães, desde que a cerveja esteja um pouquinho mais fresca, já é gelada e isso basta.
Longe não necessariamente é longe. Para alemães, 3 horas de viagem é longe.

Assim que eu lembrar de mais diferenças, post por aqui :D

Um comentário:

  1. Foda... Deixo a Alemanha so pra visitar mesmo, quando ganhar meus 85 milhões na mega sena (e sem ter apostado)

    ResponderExcluir